A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
A Constipação é um sintoma comum principalmente entre o sexo feminino que pode se manifestar de maneiras diferentes para cada pessoa. A infrequência na evacuação é mais comum, mas a diminuição de volume ou peso das fezes, a necessidade de esforço durante a evacuação, a sensação de evacuação incompleta também são formas de manifestação da doença.Causando assim desconforto e irritabilidade. Cerca de 80% das pessoas sofrem de Constipação em algum momento de suas vidas, e períodos breves de constipação são normais.Passa a ser uma observação mais criteriosa de um profissional medico ,quando a evacuação ocorre menos de três vezes por semana,e começa a trazer transtorno no dia a dia .
É considerada normal a evacuação de três vezes ao dia a três vezes por semana, o tipo de dieta interfere no funcionamento intestinal. Uma dieta equilibrada deve proporcionar a ingestão de 25 a 35 gramas de fibras e de 1,8 a 2,5 litros de líquidos diariamente ,situações que não levamos em consideração e não respeitamos corretamente.Exercícios físicos também são importantes para o bom funcionamento intestinal.
O que pode provocar a constipação?
Hábitos de vida (alimentação, sedentarismo) e fatores externos podem causar a alteração de funcionamento intestinal. Entre elas:
· Consumo inadequado ou insuficiente de fibras;
· Consumo inadequado de líquidos;
· Sedentarismo;
· Viagens;
· Gravidez;
· Alterações na dieta;
· Não evacuação quando surge a vontade.
Mas existem fatores mais graves que podem ser a causa da Constipação:
· Tumores;
· Áreas de estreitamento no cólon;
· Lesão de medula;
· Diabetes;
· Esclerodermia;
· Doenças da tireoide;
· Esclerose múltipla;
· Doença de Parkinson.
A Constipação também pode ser ocasionada por alguns medicamentos. Entre eles estão os analgésicos, antidepressivos, tranquilizantes, medicamentos para tratamentos psiquiátricos, medicamentos para pressão sanguínea (HAS), diuréticos, suplementos de ferro, suplementos de cálcio, e antiácidos que contêm alumínio.
Deve-se procurar um médico em caso de Constipação?
Quando ocorrem alterações persistentes dos hábitos intestinais por mais de três semanas, é recomendada uma avaliação médica. Em caso de presença de sangue nas fezes, o médico deve ser procurado rapidamente e deve ser relatada a quantidade de evacuações com presença de sangue, para que o mesmo possa tomar as condutas necessárias.
Como é feito o diagnóstico?
O exame de toque na área retal é um exame relativamente simples que pode fornecer pistas sobre as causas do problema. Para investigar eventuais causas anatômicas, como tumores ou áreas de estreitamento do cólon, o exame do intestino (anus copia) com um instrumento flexível iluminado ou o teste do raio-x com bário pode ser necessário ou mesmo um exame laboratorial de pesquisa sangue oculto nas fezes. Quando se identifica um problema anatômico, o tratamento pode ser direcionado para a correção da anormalidade.
Causas funcionais podem ser identificadas através do exame com marcadores. Podem ser necessários exames fisiológicos para avaliar a função do ânus e do reto como a eletromanometria retal ou o defeco grama. Quando não se detecta nenhuma causa anatômica ou funcional para a constipação diz-se que a causa é idiopática, ou seja, de surgimento espontâneo e de causa desconhecida.
Qual é o tratamento para a Constipação?
Em grande parte dos casos, a adição de alimentos ricos em fibras à dieta e o aumento da ingestão de líquidos podem aliviar os sintomas da Constipação. Incorporar exercícios físicos à rotina também é uma indicação médica, como caminhadas diárias. A adição de fibras à dieta pode levar várias semanas para alcançar a eficácia e o efeito desejado, mas as fibras não são nocivas ao organismo.
O uso de laxantes, estimulantes ou supositórios devem ser feito apenas quando recomendados pelo seu médico e com acompanhamento. O uso excessivo desses medicamentos pode acarretar piora da funcionabilidade intestinal, desidratação e até mesmo danos intestinais permanentes. Em alguns casos, a fisioterapia biofeedback pode ajudar na reeducação das funções do assoalho pélvico. Procedimentos cirúrgicos para o tratamento da Constipação são utilizados apenas em casos raros. Só o médico pode determinar o melhor tratamento.
Por isso devemos praticar esporte e nos alimentar corretamente, para que nosso organismo não sofra as consequências de nossos hábitos inadequados.
Fonte:
registrado em: Dicas em Saúde
IMPORTANTE: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Saúde Vittale, possuem apenas caráter educativo.
Comentários
Postar um comentário
Tire suas duvidas e deixe seus comentarios ,para que possamos lhe ajudar: