Outubro Rosa 2019
Outubro Rosa 2019
O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Não há uma causa única para o
câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da
doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o
risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher
(idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado,
idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo
de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação
ionizante.
A prática de atividade física e
de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão
associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos
podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é
considerada um fator protetor.
Nos últimos anos, o INCA tem
trabalhado com a população feminina a importância de “estar alerta” a qualquer
alteração suspeita nas mamas (estratégia de conscientização), assim como tem
desenvolvido ações com gestores e profissionais de saúde sobre a importância do
rápido encaminhamento para a investigação diagnóstica de casos suspeitos e
início do tratamento adequado, quando confirmado o diagnóstico.
Além de estarem atentas ao
próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento
a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a
pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal,
é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento
organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício
desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.
O INCA e o Ministério da Saúde
lançaram a campanha Outubro Rosa 2019, que reforça três pilares estratégicos no
controle da doença: prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia A
campanha, que inclui cartazes, folders, banners e cards para impressão e
utilização nas redes sociais, foi criada para divulgação não apenas em outubro,
mas ao longo do ano inteiro, porque o cuidado com as mamas deve ser uma
preocupação permanente. O mote da campanha é “Cada corpo tem uma história. O
cuidado com as mamas faz parte dela” .
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